QUIMITEC CONSULTORIA EM ENGENHARIA QUÍMICA 
www.formulasefabricas.com
Você sabia ?
Oque é alimentação saudável ? 


Nós somos aquilo que comemos. Isso é um fato. E, cada vez mais, estudos e análises da ciência nutricional comprovam a eficácia de seguirmos uma alimentação saudável, equilibrada e de acordo com as nossas necessidades. Por isso, historicamente, os assuntos que envolvem a nossa alimentação sempre vêm à tona, trazendo muitas dúvidas e, claro, curiosidades.
Não há como negar que a alimentação faz parte dos hábitos culturais de cada pessoa. Nós carregamos, desde o nascimento, as raízes e tradições gastronômicas e, por isso, crenças de senso comum, folclores e histórias, que cercam ingredientes e receitas, ainda são levadas muito em consideração, mesmo com as explicações científicas desmistificando essas lendas. Veja, com bases em estudos e pesquisas, curiosidades importantes sobre alguns conceitos da alimentação saudável:
Quais são os alimentos fundamentais para a nossa vida?

Em linhas gerais, o nosso organismo precisa diariamente de uma boa reposição de nutrientes, principalmente aqueles que o corpo não produz sozinho, como vitaminas e minerais. Os alimentos naturais (frutas, verduras e legumes, além dos cereais) devem ser a base de qualquer plano alimentar. Dentre os nutrientes essenciais para a nossa vida estão:
- Carboidratos: São as principais fontes de energia para o nosso corpo funcionar. Devemos sempre dar prioridade aos carboidratos "complexos", que são ricos em fibras alimentares, além de também possuírem vitaminas e minerais importantes para o organismo. Dentre as principais fontes de carboidratos complexos, nós podemos destacar os alimentos integrais, como o arroz, que preservam a casca do cereal, uma fonte natural de fibras.
- Vitaminas e minerais: Quando juntos, esses dois nutrientes potencializam os seus poderes, aumentando as suas absorções no organismo. Eles estão presentes em todo tipo de alimento natural ou, até mesmo, naqueles minimamente processados. Alguns exemplos são as frutas cítricas (laranja, tangerina, limão, etc), grãos integrais e leguminosas (feijão, ervilha, soja, etc). Essas substâncias estão relacionadas ao equilíbrio hormonal, além de oferecer bons agentes antioxidantes, responsáveis por proteger o sistema imunológico.
- Aminoácidos essenciais: São substâncias que estão presentes por todo o nosso corpo, por isso, são fundamentais para a formação de órgãos. Para que se tenha aminoácidos de forma adequada no nosso corpo, precisamos ingerir alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos, leite e laticínios e cereais.

DICA:

A cor do prato pode influenciar em nossas escolhas alimentares?

Muito mais do que uma bela apresentação, a cor do prato pode interferir naquilo que comemos. Pesquisadores da Universidade de Oxford, nos EUA, chegaram à conclusão que pratos coloridos fazem as pessoas comerem menos e se sintam mais desconfortáveis durante a refeição. Enquanto isso, os pratos brancos e monocromáticos fazem comer mais e com uma melhor sensação de prazer e saciedade.
Isso se deve porque os pratos coloridos, como vermelho, por exemplo, ligam instintivamente um "alerta de perigo" em nosso cérebro, enquanto os pratos brancos são mais acessíveis às combinações de ingredientes.

Só para colecionadores:



Comentários

  1. Estamos a disposição para maiores detalhes sobre alimentação saudável.
    Obrigado por sua visita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes Comerciais